Existem diversas espécies de animais e insetos consideradas hematófagas, ou seja, que se alimentam de sangue. O mais conhecido dessa lista é, com certeza, o Morcego.
Conheça 15 espécies que se alimentam de sangue:
1 – Morcegos – Existem apenas 3 espécies de morcegos que se alimentam de sangue: Desmodus rotundus, Dhiphylla ecaudata e Diaemus youngii, encontrados somente na América Latina.
2 – Mosquitos – Esses insetos são hematófagos por natureza e sugam o sangue de animais e humanos.
3 – Piolhos – Os piolhos são insetos que sugam sangue. O mais conhecido é o Pediculus humanus, encontrado na cabeça das crianças.
4 – Percevejos – O inseto bebe sangue e é comum em camas, colchões e estofados. Eles perfuram a pele para sugar sangue e podem causar reações alérgicas.
5 – Carrapatos – Esses seres artrópodes transmitem doenças, sugam sangue e secretam substâncias que impedem a coagulação sanguínea. Os carrapatos picam animais e seres humanos.
6 – “Peixe vampiro” – Esse peixe tem 18 centímetros e é encontrado no Rio Amazonas. Ele suga o sangue de outros peixes.
7 – Lampreia – Esse parasita se alimenta de sangue. Ele vive no fundo de rios e mares.
8 – Sanguessuga – A sanguessuga vive na água doce e se alimenta de sangue.
9 – Piranha – Um dos peixes mais temidos do mundo, a piranha tem dentes afiados, capazes de cortar a pele de animais e seres humanos.
10 – Pulgas – As pulgas são parasitas externos e se alimentam do sangue de mamíferos e aves.
11 – Barbeiros – Os barbeiros são hematófagos e se alimentam do sangue de animais e seres humanos. Eles transmitem a doença de Chagas.
12 – Berne – Trata-se de um estágio larval que se aloja em bovinos e até em seres humanos.
13 – Pernilongo – Existem várias espécies de pernilongos que se alimentam de sangue, com destaque para o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
14 – Mosca tsé-tsé (Glossina fuscipes fuscipes) – Essa mosca é encontrada na África tropical. Ela suga o sangue e pode transmitir a doença do sono.
15 – Mosca listrada (Tabanus lineola) – Encontrada nos Estados Unidos e no Golfo do México. A fêmea da espécie pica para sugar o sangue.