1 – Um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg, mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigênio atmosférico e produz cerca de 8.5 kg de dióxido de carbono!
2 – A poluição gerada pelos veículos de uma família com mais do que um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluição gerada pela sua utilização de energia, produção de resíduos e outras atividades domésticas!
3 – Em 1996 entraram na cidade de Lisboa cerca de 300 mil veículos por dia, o que significa um acréscimo de cerca de 6.5% relativamente a 1980!
4 – Os carros são, em conjunto com as centrais elétricas, os principais produtores de dióxido de carbono – atualmente, cerca de 500 milhões de veículos em todo o mundo emitem para a atmosfera cerca de 4 biliões de toneladas de dióxido de carbono – 20% das emissões antropogênicas deste gás!
5 – O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, prevendo-se que existam 2 biliões em todo o mundo no ano 2030!
6 – Os carros consomem mais de metade de todo o petróleo produzido mundialmente!
7 – Na Alemanha, a Agência de Proteção Ambiental estimou os custos dos danos causados pela poluição ambiental causada pelos automóveis em cerca de 21 milhões de marcos (2 142 milhões de contos) por ano!
8 – Se 10% da população que se desloca de carro para Lisboa passasse a utilizar os transportes públicos, seriam emitidas, por ano, menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, 120 toneladas de óxidos de azoto e 45 913 toneladas de dióxido de carbono!
9 – Nos engarrafamentos de trânsito, a qualidade do ar é muitas vezes pior no interior dos veículos do que no exterior, porque os escapamentos dos carros da frente são diretamente “bombeados” para o interior do carro de trás pelo sistema de ventilação!
10 – Em Los Angeles, existem cerca de 8 milhões de veículos, que são responsáveis por 97% dos deslocamentos naquela cidade.
11 – Na França, calculou-se que na região de Paris, são perdidas, por dia, um total de 7 milhões de horas de trabalho devido aos engarrafamentos, o que é exatamente o tempo de trabalho da população de Lyon.
Fonte:
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0032_ordenamento/html/fact.html