Há alguns anos, cientistas revelaram a descoberta de um mineral semelhante à Criptonita, aquela pedra que enfraquecia o Super-Homem. O mineral foi descoberto na Sérvia.
Nas estórias em quadrinhos, a criptonita era um mineral extraterreste, forte o suficiente para destruir o Super-Homem. Já o mineral encontrado na Terra, é branco, não possui radioatividade e estava em uma mina da Sérvia.
Os pesquisadores responsáveis pelo grupo de mineração Rio Tinto reveleram que o mineral encontrado é incomum. A composição é formada por hidróxido de silicato de sódio lítio boro, fórmula quase idêntica a utilizada para descrever a criptonita nas aventuras do Super Man.
O minério é relativamente duro, tem uma granulação fina e se apresenta na forma de cristal individual com menos de cinco micras de diâmetro. O novo mineral foi estudado pelo Dr. Chris Stanley, do Museu de História Natural da Inglaterra.
A criptonita terrestre não oferece nenhum risco para os homens. Estudos estão em andamento para utilizar o mineral como uma fonte de lítio, metal utilizado na fabricação de pilhas, baterias, fuselagens de aviões e medicamentos. Os cientistas decidiram que o nome oficial da criptonita terrestre será jadarita.