Um novo sistema, batizado de NaviLens, está sendo usado em Barcelona, na Espanha, para orientar pessoas cegas ou com visão reduzida. A tecnologia consiste no uso de adesivos coloridos, que estão sendo espalhados por diversas localidades da cidade para oferecer informações sobre localização e mobilidade.
O sistema vem sendo testado nos últimos meses e já garantiu diversos benefícios. Os adesivos pixelados estão por todos os lados, indicando todo o sistema de trânsito de Barcelona. Cada adesivo tem uma sequência de quadrados coloridos, dispostos sobre uma base preta. Eles foram colocados em áreas de ônibus, trens e bondes, além de saídas, plataformas, escadas rolantes, bilheterias, interfones e guichês para a compra de passagens.
O programa do Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) tem o objetivo de tornar a cidade mais acessível para milhares de cidadãos com deficiência visual. O sistema foi desenvolvido pelo Mobile Vision Research Lab, da Universidade de Alicante, em parceria com a startup espanhola NaviLens.
Com o uso da câmera do smartphone e de um aplicativo gratuito, pessoas com deficiência visual podem escanear os códigos e ouvir quais informações estão armazenadas dentro deles. Entre as informações fornecidas ao público, estão: horários e cronogramas de ônibus e outros modais do transporte público, presença de obstáculos e até descrições físicas do ambiente ao redor.
Os usuários também podem baixar tags simples e personalizá-las para adicionar a qualquer coisa que quiserem, seja para rotular caixas de comida ou documentos pessoais, por exemplo.
Na prática, o sistema de adesivos coloridos é bastante semelhante aos conhecidos códigos QR (QRCodes), que foram criados em 1994. No entanto, a NaviLens precisou reprojetar o código bidirecional do zero.
À medida que os usuários varrem o ambiente com um smartphone, os sinais de áudio permitem que eles encontrem e centralizem a tag no campo de visão do telefone. As informações podem variar e podem ser programadas em vários idiomas.
O sistema NaviLens está sendo expandido para todas as 159 estações de metrô e 2.400 pontos de ônibus de Barcelona, totalizando dezenas de milhares de tags que formarão uma infraestrutura de realidade aumentada.
A NaviLens também espera expandir esse serviço para outras cidades europeias. Esta é uma tecnologia que vai beneficiar milhares de pessoas em seu dia a dia, trazendo mais segurança, mobilidade e acessibilidade para todos.
Hoje, o mercado de aplicativos de navegação voltados para deficientes visuais já é bastante amplo e conta com opções como: Be My Eyes, BlindSquare, DigitEyes e Moovit.
Fonte / Imagens: Technology review
Veja também:
Japoneses criam mapas 3D para cegos
Por que é obrigatório andar de cinto de segurança nos carros e nos ônibus e vans públicas não?