Não é de hoje que cientistas investigam a possibilidade de existir água no espaço, seja em outros planetas, seja na lua. Existem evidências fortes, por exemplo, de água em marte; além disso, sempre existiu a suspeita de que também houvesse água na lua. Agora, uma sonda chinesa encontrou evidências ainda mais fortes sobre o assunto.
A sonda Chang’E-5 enviou aos cientistas uma das maiores provas de que existe água na Lua. A sonda foi enviada à lua em 2020 e coletou amostras do solo, retornando à Terra em 2021. Análises de laboratório foram realizadas e apontaram certeza de que existe água na lua. Agora, por meio de um artigo publicado na Nature Communications, os pesquisadores revelaram que puderam descobrir de onde vem a água.
Chunlai Li, dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC), explicou que essa é uma pesquisa única e pioneira. “Pela primeira vez no mundo, os resultados da análise laboratorial de amostras de retorno lunar e dados espectrais de pesquisas de superfície lunar in situ foram usados em conjunto para examinar a presença, forma e quantidade de ‘água’ em amostras lunares (…) Os resultados respondem com precisão à questão das características de distribuição e fonte de água na zona de pouso do Chang’E-5 e fornecem uma verdade fundamental para a interpretação e estimativa de sinais de água em dados de pesquisa de sensoriamento remoto“, explicou.
O que os pesquisadores chamam de “água” é, na verdade, uma composição química formada por hidrogênio e oxigênio. No entanto, embora os cientistas já tratem como certa a existência de água na Lua, ainda não existem evidências de água corrente – o que não é tão provável. Acontece que a lua chega a temperaturas superiores a 90 graus, ainda assim demostra um certo nível de hidratação que sempre intrigou os pesquisadores. Descobrir a existência de água na lua e onde ela esta localizada é um primeiro passo importante.
Vida alienígena?
Se as descobertas da Chang’E-5 já não fossem suficientes, então o chinês “Sky Eye” pode ajudar. Esse é o maior telescópio do mundo, com uma capacidade realmente desconcertante de registro. Segundo um estudo publicado na Science and Technology Daily, os pesquisadores acreditam ter encontrado evidências da presença de vida alienígena.
Esse é um assunto que é sempre muito sensível, mas igualmente muito relevante e dissecado. Então por que essa informação não esta estampando todos os jornais e páginas de redes sociais do mundo? O cosmólogo Zhang Tongjie pode responder. Tongjie é considerado um grande especialista na área, chegando a ser chamado de “caçador de alienígenas” por se dedicar tanto a esse tema. Ele explica que o que o Sky Eye captou pode ser algo revolucionário, ou apenas uma interferência.
Tongjie explicou que o telescópio encontrou “vários sinais eletromagnéticos de banda estreita diferentes do passado“, mas ressaltou que “possibilidade de que o sinal suspeito seja algum tipo de interferência de rádio também é muito alta e precisa ser confirmada e descartada. Este pode ser um processo longo“. Ou seja, é preciso tempo para que seja confirmada.