Seja lá quais foram as razões, nunca estivemos consumindo café como atualmente. O consumo de café disparou nos últimos anos e o Brasil não esta nem um pouco fora dessa lista. Mas enquanto esta bebida é uma paixão nacional, a maioria das pessoas não sabe detalhes sobre a trajetória deste grão até chegar na mesa das famílias, na padaria, na lanchonete, etc. Por exemplo, você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo?
Na hora de comprar café, muitos de nós acaba dando preferência a algum grão do exterior, seja para provar ou por acreditar em uma qualidade superior. É verdade que muitas torras estrangeiras são deliciosas e valorizadas no mercado, mas o café brasileiro não esta nenhum pouco atrás. Por aqui estão algumas das opções mais saborosas do mundo, afinal somos o país que mais produz café.
Mas não para por aí! Você sabia que o café que consumimos é, na verdade, a semente de um fruto? É isso mesmo, o “pé de café” é, na verdade, pé de uma fruta chamada cereja. São as sementes desse fruto que passam pelo processo de torra, para então serem moídas. O pó é o que chega ao consumidor final, na maioria das vezes, se transformando na bebida pela qual o brasileiro é totalmente apaixonando.
Ao longo dos últimos tempos, as empresas tem buscado formas de reaproveitar a parte descartada da produção do café. Essa é mais uma curiosidade, já que a cereja do café pode ser usada para produzir farinha. Essa farinha não tem gosto de café, mas adiciona tons que podem ser cítricos, adocicados ou até de fruta torrada aos produtos feitos a partir dela, o que inclui muffins, bolos, pães, etc.
Tem gostado das curiosidades até aqui? Já sabia sobre alguma delas? Você sabia que é possível fazer café a partir das fezes de determinados animais? Elefantes e civetas são animais que podem se alimentar da cereja do café e, com as fezes desses animais, são produzidos os cafés mais caros do mundo todo. O café Kopi luwak é um produto feito a partir das fezes da civeta. Quando ingere a cereja do café, esse animal submete o fruto a um processo de fermentação em seu corpo e suas fezes são usadas para a produção do Kopi luwak, que pode chegar a US$700 por 500 gramas.
Já o Black Ivory é feito a partir das fezes de elefantes. Para se ter ideia do quão caro esse produto pode chegar, 30 gramas de Black Ivory custam US$85! Se você tiver curiosidade sobre o sabor, ele já foi descrito como “quase como um chá, não amargo, com notas de cacau, tamarindo, tabaco e couro”, pelo Toronto Life.
Os maiores produtores de café do mundo são Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia, Honduras e Etiópia. Em geral, o café faz bem ao organismo, a saúde. No entanto, como outros produtos alimentícios, também pode ser prejudicial a saúde quando consumido em excesso. Para aproveitar essa bebida sem problemas à saúde, o recomendado é de 3 xícaras por dia no máximo.