Os barbudos de plantão ficarão muito contentes ao lerem essa notícia: um estudo mostrou que a barba pode proteger a saúde.
É fato que muitas mulheres não gostam de homens que usam barba, mas agora os rapazes terão uma boa desculpa para não terem que passar a navalha no rosto. Cientistas comprovaram que a barba e o bigodinho são benéficos para a saúde do homem.
O principal lado positivo da barba está na proteção contra os raios solares. Ela é uma forte aliada para evitar danos do sol e câncer de pele.
A pesquisa da Universidade de Southern Queensland, publicado na revista Radiation Protection Dosimetry, mostra que as partes do rosto cobertas por barbas e bigodes, em geral, têm um terço a menos de exposição aos raios UV.
Os pesquisadores utilizaram técnicas de dosimetria para medir a quantidade de raios ou radiação absorvida pelo rosto num determinado momento. Os resultados mostraram que as barbas ofereceram de 90 a 95 por cento de mais proteção contra o sol, dependendo do comprimento da mesma.
Mesmo com o resultado positivo da barba, os médicos recomendam que os homens usem uma loção ou spray de proteção solar no rosto.
Benefícios à parte, a barba também pode atrapalhar em alguns casos. Ela pode, por exemplo, intensificar os sintomas de asma e acumular bactérias e germes que podem ser levados para dentro do organismo.
A evidência científica mostra que a barba pode espalhar infecções. Por isso, é importante manter barbas e bigodes sempre em boas condições de higiene, bem lavados e aparados.
Fonte: Dailymail.