Em algumas buscas realizadas na internet, temos a impressão de que o computador e a rede já sabem exatamente o que estamos procurando, pois nos apresentam resultados antes mesmo de terminarmos a digitação. Em breve, esse tipo de recurso poderá ser usado para prever o futuro e orientar nossas possíveis ações.
Um software desenvolvido por cientistas da computação da Universidade de Bonn, na Alemanha, ampliou com sucesso as fronteiras sobre como os computadores podem antecipar com precisão os comportamentos humanos dentro de minutos no futuro. As gerações atuais de softwares antecipatórios só trabalham com a previsibilidade dos próximos segundos.
Segundo o pesquisador envolvido no estudo, Jürgen Gall, a ideia é que, com o avanço da tecnologia, seja possível prever o tempo e a duração de atividades minutos ou horas antes de elas começarem. O objetivo dos pesquisadores é verificar se um programa seria capaz de listar uma sequência de ações de até cinco minutos no futuro, apenas com base na observação das primeiras etapas de uma atividade.
Especificamente, o software seria programado para literalmente adivinhar o que uma pessoa faria em seguida, apontando os próximos passos e sua respectiva duração. A equipe responsável pelo estudo testou duas abordagens usando diferentes tipos de redes neurais artificiais: uma que antecipou ações futuras e as refletiu e outra que construiu uma matriz única antes de analisar as probabilidades. Como já era de se esperar, quanto mais eles olhavam para o futuro, mais erros cometiam.
De acordo com Jürgen Gall, a precisão foi superior a 40% para períodos de previsão curtos, mas depois diminuiu significativamente à medida que o algoritmo precisava olhar mais para o futuro. A abordagem reflexiva foi um pouco melhor do que o método de matrizes ao olhar para os próximos 20 segundos, mas as duas redes neurais diferentes obtiveram resultados semelhantes ao olharem além de 40 segundos.
Em resumo, os cientistas descobriram que o programa poderia prever corretamente uma ação e sua duração de 3 minutos no futuro, aproximadamente 15% do tempo. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados na Conferência IEEE sobre visão computacional e reconhecimento de padrões, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. No futuro, os cientistas esperam conquistar empresas interessadas em produzir um software preditivo.
Acompanhe o teste do software prevendo o futuro:
Fonte: Science Alert.
Veja também: