Ao longo dos anos, vários acidentes em poços de petróleo deixaram o mundo em alerta. Todos os acidentes foram controlados graças à tecnologia e à ação estratégica do homem.
Existem vários metódos para apagar as chamas de um poço de petróleo. A estratégia mais utilizada é uma explosão no poço em chamas.
O ato de provocar uma explosão no poço de petróleo interrompe momentaneamente os gases e o líquido que estavam em contato com o oxigênio. Isso é importante porque o oxigênio é considerado um comburente, ou seja, uma substância que mantém o fogo intenso. Dessa forma, quando a explosão fecha a passagem de ar, o oxigênio é consumido e o fogo se apaga.
Para impedir que o fogo se alastre novamente, é preciso retirar todo o combustível do poço. É possível dizer que, para que um incêndio aconteça, precisamos de três ingredientes: Combustível, Temperatura e Comburente (Oxigênio). Quando retiramos qualquer um desses elementos, o fogo se apaga.
Nos poços de Petroléo, é necessário impedir qualquer nova entrada de ar. Assim, depois das explosões, é preciso usar uma espuma de resfriamento, que se solidifica em contato com o ar.
A explosão utilizada para apagar o fogo em poços de petróleo é extremamente controlada por um grupo de técnicos, garantindo a total segurança do procedimento.
Outra técnica bastante utilizada para combater o fogo nos poços de petróleo é cavar uma lagoa em volta do poço e enchê-la com água. Esse procedimento isola a base do fogo com uma espécie de cone colocado no cano do poço de petróleo. Isso evita que as chamas lançadas voltem a ter contato com a base do poço, realimentando o incêndio.