Ciências

O ser humano é capaz de respirar dentro da água?

Um médico norte-americano inventou um dispositivo que leva um líquido enriquecido com oxigênio para dentro do organismo humano. Saiba mais!

Muitas pessoas se perguntam se, um dia, o homem será capaz de respirar dentro da água. Vários estudos têm sido realizados para descobrir um meio de promover essa atividade, mas, até agora, nada realmente eficaz foi desenvolvido para garantir essa proeza.

Na verdade, existem possibilidades remotas de que o homem possa respirar dentro da água. Um invento foi criado para levar um líquido enriquecido com oxigênio para dentro do organismo humano. Dessa forma, o homem poderia respirar por meio de uma injeção excessiva desse líquido. A ideia foi patenteada pelo inventor norte-americano e cirurgião de pulmões e coração aposentado, Arnold Lande.

Segundo o inventor, é possível usar um perfluorocarbono, um tipo de líquido capaz de dissolver grandes quantidades de gases, em uma scuba para ajudar o homem a respirar na água. O mecanismo retira o CO2 do perfluorocarbono e coloca mais O2, retirado da água. O objetivo desse invento é permitir que os mergulhadores cheguem a profundidades com mais facilidade e segurança.

Pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão também chegaram a desenvolver um dispositivo capaz de transportar o oxigênio livre da água até o sistema respiratório humano. Para isso, eles tentaram estimular eletricamente a hemoglobina. O grande problema desse invento é que o oxigênio se torna tóxico em certas profundidades, obrigando a injeção de nitrogênio na mistura.

Grande parte dos pesquisadores acredita que, para que o homem respire embaixo da água, é preciso que o oxigênio seja transportado diretamente para os pulmões na forma de um líquido que não promova a perda de nitrogênio e que possa manter o ar em equilíbrio.

Sobre o Autor