O governo tem facilitado o financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal nos últimos anos. Com o lançamento do programa Minha Casa Minha Vida o processo se tornou ainda mais simplificado, transformando o sonho da casa própria em realidade para muitos brasileiros. Esse programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
O “Minha Casa Minha Vida” está disponível para famílias que tenham renda bruta de até R$ 5.000,00 e oferece descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais.
Saiba como funciona a transação de compra de casa pela Caixa Econômica Federal:
No financiamento do imóvel próprio pela Caixa, o brasileiro pode optar pela utilização de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho) ou por uma das linhas de crédito disponíveis no banco.
Carta de Crédito FGTS-Individual – Programa Minha Casa, Minha Vida – Oferece até 100% do valor do imóvel novo, utilizando os recursos do FGTS. É possível adquirir a linha de crédito, mesmo sem ter saldo na conta vinculada ao fundo.
Carta de Crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) – Oferece financiamento com recursos do SBPE, com até 30 anos para pagar.
Pró Cotista – Oferece a utilização dos recursos do Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS. É preciso apenas ter conta ativa do FGTS por no mínimo três anos ou ter saldo superior ou igual a 10% do valor do imóvel.
A Caixa conta com um simulador para que os clientes conheçam as melhores possibilidades de financiamento.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode financiar imóveis desde que cumpra os seguintes requisitos:
Não estar movendo ação judicial contra a CAIXA;
Não ter restrições cadastrais;
Não estar inadimplente com a CAIXA;
Ter renda compatível com o valor do imóvel;
Estar enquadrado nas regras do FGTS.