A baliza é uma das manobras mais temidas pelos motoristas no dia a dia. Muita gente só aprende a fazer a baliza para passar no teste do Detran, mas depois acaba evitando estacionar o carro em vagas que exijam essa manobra.
A baliza realmente depende da capacidade do motorista de manobrar o veículo da forma adequada para que ele caiba numa vaga entre dois outros carros. A baliza perfeita é aquela que fica completamente alinhada com o meio-fio.
Tudo depende do cálculo inicial que o motorista faz sobre o espaço disponível para estacionar. Depois disso, basta alinhar o veículo com o carro da frente, deixando uma distância de aproximadamente um braço entre os dois para poder manobrar com mais tranquilidade.
O segredo da baliza é não ter pressa e fazer todos os movimentos com atenção. Antes de engatar a marcha ré, o motorista já precisa ter esterçado todo o volante para o lado da calçada.
É importante lembrar que, no exame para conseguir a habilitação, os futuros motoristas têm 3 tentativas para conseguir fazer a baliza. Por isso, toda atenção é necessária neste momento.
Confira um passo a passo para fazer a baliza perfeita:
- 1. Pare o carro alinhado com o veículo que está estacionado à frente da vaga;
- 2. Olhe atentamente para ver se não existem carros vindo na direção ou pessoas atravessando atrás do seu veículo;
- 3. Esterce completamente o volante para o lado da vaga;
- 4. Engate a ré;
- 5. Movimente o carro lentamente até a traseira do mesmo começar a entrar na vaga. Neste momento, já comece a endireitar o volante e deixe-o reto;
- 6. Esterce o volante para o lado contrário à vaga;
- 7. Alinhe o veículo com a calçada;
- 8. Movimente o carro dentro da vaga para encontrar a posição ideal. Sempre fique atento ao retrovisor para evitar choques com o carro que está estacionado atrás.