O Airbag, também conhecido como bolsa de ar, é um componente de segurança dos veículos. Sua forma de funcionamento é simples: quando ocorre um impacto, sensores estratégicos instalados nos carros acionam uma central de controle que deve inflar o Airbag adequado para aquele local. Esse dispositivo de acionamento é constituído por pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica. Os sensores estratégicos estão localizados na parte do motorista e no compartimento de passageiros.
O Airbag amortece o choque do motorista ou do passageiro com as partes maciças interiores do veículo. Para evitar o sufocamento, ele vai murchando gradativamente após o impacto.
Embora seja um componente de proteção, lesões e até mesmo mortes podem ser causadas por essas bolsas de ar. São poucos esses casos, mas quando ocorrem as lesões mais freqüentes são: quebra de osso do nariz, lesão nos olhos quando a pessoa usa óculos, nos ouvidos por causa do barulho e marcas na pele.
O Airbag se enche muito rápido para evitar que o motorista ou o passageiro se choque com o veículo: em 25 milésimos de segundos a bolsa está cheia de ar após o impacto. Essa velocidade é 5 vezes mais rápida que um piscar de olhos, por exemplo.
Enfim, assim como os cintos de segurança, essas bolsas de ar ajudam a salvar muitas vidas em casos de acidentes!