No Brasil, o serviço militar é obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino que tenham 18 completos. Consiste no exercício de atividades militares desempenhadas especificamente pelas Forças Armadas, que compreendem Exército, Marinha e Aeronáutica. Todas essas instancias são responsáveis pela defesa do território nacional.
Porém nem todos os países adotam essa política, na Alemanha, por exemplo, o alistamento deixou de ser obrigatório em 2011, mas vários recrutas declararam que serviriam o país voluntariamente. As autoridades alemãs acreditam que atrapalhar os planos de estudo de jovens promissores era um erro.
Nos Estados Unidos o alistamento obrigatório foi abolido em 1973, mas em 2006 foi liberada a convocação quando o número de voluntários não atinge o contingente necessário para formar um exército.
Em Portugal não existe qualquer tipo de conscrição desde 2004. No entanto, a fim de divulgar e interiorizar o papel do exército na manutenção da soberania nacional, instituiu-se o Dia da Defesa Nacional, quando os jovens são convocados a acompanhar durante uma dia as atividades das Forças Armadas. Tal obrigação existe para ambos os sexos e o não comparecimento implica no pagamento de uma multa ou na suspensão de atividades profissionais em cargos públicos.