O homem sempre foi curioso e criativo no desenvolvimento de novas tecnologias e invenções. Hoje, vivemos a era da tecnologia e da informação, com novidades surgindo a todo o momento, mas ao longo de toda a história da humanidade diversas invenções incríveis foram apresentadas ao público. Infelizmente, muitas dessas tecnologias ancestrais ficaram perdidas no tempo.
Veja algumas invenções e artefatos que vão além da compreensão moderna e que podem, até mesmo, ser lendas, mas são, indiscutivelmente, misteriosas, engenhosas e interessantes!
Fusão a frio
Crédito da imagem: WordPress
Eugene Mallove foi professor, cientista e editor de uma revista importante de sua época. Ele foi um notável defensor da pesquisa de fusão a frio, um tipo de energia gerada quando o hidrogênio interage com vários metais. Nenhum material radioativo era usado na fusão a frio. Uma pesquisa sobre o tema foi feita na Universidade de Utah. Infelizmente, o pesquisador Eugene Mallove foi assassinado e a fusão a frio não chegou a ser documentada.
Assista:
Leia também:
Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima
O que é a obsolescência programada?
Carro movido à água, invenção Brasileira?
Material resistente ao calor – Starlite
Assista / Ative as legendas:
Na década de 1970, o químico amador Maurice Ward criou um material resistente ao calor, chamado de Starlite. O material foi apresentado como uma forma eficiente de proteger os seres humanos contra o calor de uma explosão nuclear. Ward morreu em 2011 e algumas pessoas acreditam que sua invenção foi sabotada ou comprada pelo governo.
Fogo Grego
Crédito da imagem: Wikimedia
O fogo grego foi usado entre os séculos VII e XII dC. Era um fogo poderoso e que não podia ser extinto. A única coisa que conseguia apagar este fogo era areia ou vinagre. Os guerreiros até carregavam granadas de fogo grego. A composição exata deste antigo composto grego era um segredo de estado e é desconhecida até hoje.
Fogo de Arquimedes
Crédito da imagem: Wikimedia
Arquimedes de Siracusa nasceu em 287 a.C e foi um dos matemáticos mais brilhantes da história. Usando espelhos angulares, ele conseguia queimar os navios dos inimigos. Em 2005, um grupo de estudantes do MIT recriou quase totalmente o chamado fogo de Arquimedes.
Raio da Morte de Tesla
Tesla afirmou ter trabalhado em uma arma de energia direcionada por cerca de 40 anos. Em 1937, ele disse que construiu e usou um acelerador de laser ou feixe de partículas. Ele levou sua invenção à atenção do Exército dos Estados Unidos, dizendo que poderia alcançar distâncias incríveis e potencialmente derrubar aeronaves. O raio da morte seria um novo tipo de arma.
Leia também:
Nikola Tesla e a chave secreta do universo e da energia livre
Documentos perdidos de Nikola Tesla revelam tecnologia antigravidade
Aço de Damasco
Crédito da imagem: Wikimedia
O aço de Damasco é apresentado em “Game of Thrones” como Valerian Steel. Os materiais são mais fortes e mais resistentes que as lâminas normais. As lendas afirmam que o aço de Damasco era capaz de cortar facilmente outras espadas ao meio. As espadas feitas com este material têm o nome da capital da Síria, uma das cidades habitadas mais antigas do mundo.
Conheça os 10 materiais mais resistentes do mundo
Vidro Flexível
Crédito da imagem: Wikimedia
Uma lenda romana afirma que existia um tipo de vidro flexível. Plínio, o Jovem, Petronius e Cassius Dio contaram a história de um vidro surpreendente que foi levado à corte do imperador Tibério César entre 14 e 37 dC. O vidro flexível foi considerado inovador, mas o imperador acabou o banindo por medo de que o novo material pudesse prejudicar o valor de mercado do ouro e da prata.
Elixir de cura – Mithridatum
Crédito da imagem: Wikimedia
Uma poção com 65 ingredientes foi considerada o antídoto para qualquer veneno. A receita exata é desconhecida. O elixir de cura foi inventado por Mithradates VI, rei de Pontus. A história diz que o rei tentou se matar, mas nenhum veneno funcionava. Na Idade Média, o elixir foi tomado para prevenir a praga.
Concreto Romano
Crédito da imagem: Wikimedia
Muitos aquedutos romanos, estradas e templos ainda estão em ótimas condições. Até seus portos antigos estão em bom estado após 2.000 anos. O concreto romano é o tipo de cimento mais durável do mundo. Sua receita inclui cinzas vulcânicas, o que evita rachaduras no material. O concreto foi usado na estrutura do Pantheon, a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo.
Violino Stradivarius
Crédito da imagem: Wikimedia
Antonio Stradivari foi um artesão e luthier especializado em instrumentos de corda, que viveu de 1644 a 1737. O italiano marcou a história da fabricação de instrumentos e construiu cerca de 500 violinos, que atualmente são vendidos por dezenas de milhões de dólares. As técnicas e materiais usados nos instrumentos foram passados aos oito herdeiros de Stradivari, mas hoje a técnica está perdida. Uma teoria é que a madeira da qual os violinos foram feitos cresceu durante a pequena era glacial e, por isso, tinha um aspecto mais denso.