O assassinato de John Kennedy é um daqueles momentos, que apesar de muitos anos terem se passado, ainda desperta a curiosidade no mundo todo.
O fato aconteceu em 22 de novembro de 1963
A história intrigante é um dos casos mais proeminentes da história da democracia mundial. O assassino, de acordo com os livros foi Lee Harvey Oswald, que matou o presidente Kennedy, sendo Lee Harvey Oswald assassinado por Jack Ruby dois dias depois.
A morte violenta do presidente dos Estados Unidos
Especialistas e fãs do assunto discutiram uma série de teorias conspiratórias sobre o assassinato ocorrido em Dallas. Vamos desvendar algumas curiosidades que cercaram o assassinato de Kennedy:
Lee Harvey Oswald nunca foi preso pelo assassinato de John F. Kennedy
Ele foi preso por matar o policial JD Tippitt, cerca de uma hora depois de assassinar o presidente. Depois de negar os dois homicídios, dois dias depois ele foi morto por Jack Ruby, um empresário de uma famosa boate de Dallas.
Lee Harvey Oswald
Em 1963, o assassinato do presidente dos Estados Unidos não foi considerado um crime federal. O assassinato de Kennedy foi acrescentado a outros assassinatos como o de Abraham Lincoln, William McKinley e James Garfield.
Programação de televisão foi suspensa por quatro dias consecutivos
A primeira notícia do assassinato foi dada pela rede CBS, que apenas dez minutos depois do assassinato, as redes NBC e ABC se juntaram imediatamente na cobertura, acrescentando a interrupção da programação usual para cobrir o evento nos dias seguintes.
Esse monitoramento acabou sendo a notícia ininterrupta que durou mais tempo na história da televisão mundial.
A primeira e única vez na história dos Estados Unidos que uma mulher juíza federal recebeu o juramento de posse presidencial
Aconteceu algumas horas após o homicídio, quando Lyndon Johnson, o vice-presidente teve que jurar lealdade ao país “Juramento Presidencial” a bordo do avião presidencial perante a juíza federal Sarah Hughes.
Lyndon Johnson – Crédito da imagem: Casa Branca
Oito meses antes de assassinar John F. Kennedy, Oswald tentou matar um ex-general do Exército dos EUA, Edwin Walker, que era um oponente do governo Kennedy. Ele fez isso quando o soldado aposentado estava em casa, mas ele não o matou, ele apenas o feriu.
Crédito da foto da capa: Wikimedia.
Leia também: Teoria diz que presidente John Kennedy foi morto por tentar revelar segredos dos UFOs