O esperma, ou sêmen, é a célula reprodutora masculina, que é expelida durante a ejaculação. Cada orgasmo do homem lança aproximadamente 200 milhões de espermatozoides.
Confira algumas curiosidades sobre o esperma:
1 – A alimentação masculina influencia na qualidade do esperma. Homens que consomem muitos peixes, por exemplo, recebem mais ácido DHA, responsável pela formação de espermatozoides saudáveis.
2 – Os espermatozoides masculinos são muito lentos. Uma dieta saudável pode fazer com que as células de cabeças arredondadas se tornem mais ágeis para conseguir perfurar os óvulos.
3 – Os espermatozoides foram descobertos pelo holandês Antony van Leeuwenhoek, em 1677. Ele foi o primeiro pesquisador a analisar o esperma em microscópios e descobrir as pequenas estruturas que se movimentavam como enguias. Este estudo foi feito com o esperma do próprio Antony Van Leeuwenhoek.
4 – O esperma é um líquido esbranquiçado produzido pelo organismo masculino. Os espermatozoides do esperma são fundamentais para a reprodução humana.
5 – Pesquisadores descobriram que o sêmen tem um composto chamado espermina, que contém propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. Com isso, uma empresa de cosméticos lançou um creme facial feito à base de esperma e que é vendido a 250 dólares.
6 – Existem pessoas que são alérgicas ao sêmen, podendo apresentar coceiras, dor de cabeça, vermelhidão na pele, erupções cutâneas e até choque anafilático depois de entrar em contato com a substância. Uma das doenças provocadas pelo esperma é a Síndrome da Doença Pós-Orgásmica.