Você já ouviu falar em albinismo? Este termo é usado para referenciar a falta da enzima tirosinase, que é responsável por transformar tirosina em melanina e dar cor à pele. Quem sofre de albinismo tem pele, cabelos e olhos sem pigmentação. Por isso, estas pessoas são muito brancas.
O albinismo é uma consequência direta da ausência de melanina, uma proteína que vem da polimerização do aminoácido tirosina. A melanina dá cor aos olhos, ao cabelo e à pele. Ela é produzida nos melanócitos, mas pode faltar no organismo de algumas pessoas.
Os portadores do albinismo não processam a melanina e não contam com pigmentação. O albinismo pode atingir homens e mulheres, e se manifesta em vários níveis.
No caso do albinismo tipo 1, as pessoas possuem um alelo recessivo de um gene do cromossomo 11. As pessoas albinas são muito sensíveis e precisam se proteger contra os raios solares. Quem sofre deste problema deve usar protetor solar diariamente, além de proteger os olhos contra o Sol. Os portadores de albinismo estão mais propensos a queimaduras e câncer de pele.