O Vietnã, ou então, oficialmente, República Socialista do Vietnã, é um país situado ao leste da península da Indochina, em meio ao Sudeste de Ásia. Faz fronteira com a China ao norte, com Laos e Camboja a oeste, com o Golfo da Tailândia a sudoeste e com o mar da China Meridional a leste e sul, corpo de água no qual há mais 4.000 ilhas e formações de recifes, muitas dessas áreas reivindicadas pelo Vietnã ou por outros países, como a República de Taiwan, a Malásia e as Filipinas. O Vietnã tem a 14ª maior população do planeta, com mais de 90 milhões de habitantes. Sua capital é Hanói desde a reunificação, em 1976.
Na antiguidade, a região que hoje constitui o Vietnã foi parte da China Imperial por mais de mil anos, de 111 a.C. até 938 d.C. A independência vietnamita veio nesta última data, depois da vitória do país na batalha de Bach Dang. Sucederam-se então uma série de dinastias vietnamitas, que expandiram seus domínios até o Sudeste Asiático, antes da península da Indochina ser colonizada pelos franceses no século XIX. Depois de uma ocupação japonesa por ocasião da Segunda Guerra Mundial, os vietnamitas expulsaram os franceses em 1954, no que ficou conhecido como a Primeira Guerra da Indochina. Em seguida, o país ficou rachado entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte, num conflito entre dois estados soberanos.
Esse conflito se potencializou com a entrada dos Estados Unidos, no que mais tarde viria a ser chamado de Guerra do Vietnã. O confronto terminou com a vitória do Vietnã do Norte em 1975. Depois disso, o país ganhou a estrutura governamental que mantém até hoje, ou seja, a República Socialista do Vietnã foi formada, com a submissão da Frente Nacional de Libertação do Sul do Vietnã.
Leia também: A Guerra do Vietnã
Apesar de ter uma história bastante sofrida, apesar de interessantíssima, a cultura e o povo do Vietnã tem muito mais a apresentar para o mundo. Neste texto, iremos explorar algumas das principais curiosidades sobre esse país.
1 – Personal space
Ao estar no Vietnã, você, enquanto turista ou habitante, muito provavelmente terá que abrir mão de boa parte de sua privacidade. Isto porque no populoso país asiático é comum, entre outras coisas, encontrar portas de residências abertas nos prédios de apartamentos. Na verdade, deixar a porta fechada é visto com preocupação, e isso poderá lhe render a visita de algum vizinho mais prestativo. O raro é se encontrar casas com cortinas e, ao travar palestra com algum vietnamita, não é incomum a pessoa ficar bem próxima de você, como se estivesse compartilhando um segredo.
2 – Corrida de elefantes
Todos os anos, na região de Tây Nguyên (ou “planalto central”), é organizada uma corrida de elefantes. É isso mesmo! Os animais costumam competir em grupos de 10, percorrendo até 2 quilômetros em cada prova. Também não são raros competições de cabo de guerra, natação e até mesmo futebol entre os animais gigantes.
3 – Múmias
Crédito da foto: Wikimedia
O Vietnã, assim como o Egito, também possui uma tradição milenar de múmias. Uma das mais famosas é a de Xom Cai, que fica no Museu de História Natural. Outra múmia que chama muita atenção é a de Ho Chi Minh, presidente comunista embalsamado num mausoléu público, apesar de seu desejo expresso, em vida, de ser cremado.
Veja também: