Ciências

Efeito Coriolis

O Efeito Coriolis ou a Força Coriolis é um sistema de referência em rotação uniforme, em que os corpos em movimento, quando vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular à direção do seu movimento.

Essa força foi descoberta pelo engenheiro francês Gustave-Gaspar Coriolis. Coriolis estudou a mecânica em sua teoria para aplicar no desenvolvimento industrial no século 19. Seu argumento tem como base a análise do Trabalho e da Energia Potencial e cinética nos sistemas em rotação. Hoje em dia a força de Coriolis usa os critérios da Cinemática.

A Força de Coriolis é exemplificada e serve de base para diversos efeitos que acontecem na Terra. Essa força influencia no movimento das massas de ar, desvia a trajetória de projéteis de longo alcance e causa modificações no plano do movimento de um pêndulo. A experiência do Pêndulo foi aplicada por Foucault em 1951.

Algumas pessoas já tiveram a possibilidade de conhecer melhor o Efeito de Coriolis em exposições de física. Normalmente, uma pessoa senta em uma cadeira giratória com os braços estendidos e dois halteres nas mãos. A cadeira gira em torno do seu eixo com uma velocidade considerada razoável. Quando a pessoa deixa os braços mais leves e os aproxima de seu corpo, sua velocidade angular aumenta. Para a pessoa encolher os braços sem girá-los ao redor do seu próprio corpo, ela terá que fazer uma força maior que a força centrífuga. Quando ela faz isso, ela está tentando combater a Força de Coriolis que está atuando quando os halteres se movem com velocidade não nula em direção a ela.

Como toda teoria física, a Força de Coriolis possui sua representação matemática e sua fórmula.

No cotidiano, o Efeito de Coriolis é o responsável pelos movimentos giratórios dos furacões que atormentam a vida dos moradores do Hemisfério Norte.

Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License

Sobre o Autor