A pandemia da covid já esta quase completando dois anos desde que foi declarada pela OMS, em março de 2020. Portanto, esta tem sido a realidade para a maioria das pessoas em todo o mundo. É difícil imaginar um país onde não tenham havido casos ou restrições por conta do vírus. No entanto, como sempre, toda regra há uma exceção.
O mundo é uma caixinha de surpresas e o grande erro que podemos cometer é achar que sabemos tudo o que esta acontecendo ao nosso redor. A pandemia da covid-19 afetou a vida da maioria das pessoas em todo o mundo. É possível afirmar que em todos os lugares este tenha sido um assunto pertinente. No entanto, existem lugares que não sofreram da mesma forma com o vírus; uma prova disso é Tonga, nação que acaba de reportar seu primeiro caso de covid-19.
Não se trata do primeiro caso no mês, ou no ano; mas realmente o primeiro caso. Em um ano e sete meses de pandemia, Tonga não havia tido nenhum caso sequer da doença. Você pode estar se perguntando como isso é possível, certo? Bom, a posição geográfica do país é uma boa forma de começar a explicar. O país é relativamente pequeno e não possui fronteira. Tonga é uma ilha e, por conta disso, conseguiu limitar a entrada e saída de pessoas de forma mais bem-sucedida.
Tonga reabriu suas fronteiras para receber visitantes, por navio e por avião. No entanto, todos os visitantes são obrigados a cumprir uma quarentena antes de circular livremente pelo país. A medida acabou de se provar necessária, já que um turista neozelandês testou positivo para a covid-19 ao chegar no país. O turista esta cumprindo o isolamento e segue sob monitoramento, já que a intenção das autoridades é impedir que o vírus se espalhe pelo país.
A medida é uma prova de que todo cuidado é pouco. Isso porque o turista realizou um teste logo que chegou em Tonga, mas o teste deu negativo. No dia seguinte, ainda no isolamento obrigatório, o homem voltou a fazer o teste e, dessa vez, o resultado foi positivo. Se ele tivesse tido acesso livre ao país, o efeito poderia ter sido devastador. Basta analisar a situação de Fiji – outra nação insular a menos de 800 quilômetros de Tonga. No final de março de 2021, a população de 900.000 pessoas tinha visto apenas duas mortes por COVID-19 e apenas 70 casos no total. Mas em abril, a variante Delta rasgou as ilhas, infectando mais de 50.000 pessoas e matando pelo menos 673.
Enquanto o primeiro paciente COVID-19 de Tonga se recupera, os outros 214 passageiros, bem como toda a equipe de saúde, policiais e funcionários do aeroporto, estão agora vivendo em quarentena até que o potencial de infecção desapareça, diretor executivo do Ministério da Saúde de Tonga, Dr. Siale ‘Akau’ola disse. Os tonganeses foram aconselhados pelo primeiro-ministro a praticar o distanciamento social e seguir o toque de recolher em preparação para novos anúncios neste fim de semana.
O país tem sido relutante a aderir programas de vacinação. E, caso você esteja se perguntando, apenas os países de Quiribati e Tuvalu continuam sem nenhum caso de covid-19.