O Facebook pode estar trabalhando em um novo projeto ousado: oferecer aos usuários uma nova criptomoeda, que poderá ser armazenada e trocada por dinheiro real. A moeda digital do Facebook seria uma estratégia para a recuperação da gigante rede social, que vem perdendo receitas nos últimos tempos e busca novas fontes financeiras.
A criptomoeda do Facebook deve ser anunciada em breve, de acordo com o relatório divulgado pela The Information. O ex-executivo da PayPal, David Marcus, foi contratado pelo Facebook no ano passado para trabalhar nas possíveis oportunidades de negócios com blockchain, o que levou à especulação de que a rede social poderia estar desenvolvendo sua própria criptomoeda para uso em sua plataforma.
Notícia quente no mundo da tecnologia!
Diversos veículos de comunicação já estão noticiando o fato de o Facebook estar desenvolvendo sua própria moeda digital em sigilo. A expectativa é que a criptomoeda se chame GlobalCoin e que os consumidores possam armazenar, negociar e trocar a moeda através do WhatsApp e do Facebook Messenger.
Outra novidade é que o Facebook pode estar estudando também a possibilidade de lançar máquinas físicas, onde os usuários pudessem sacar o dinheiro, como caixas eletrônicos para a compra e troca da criptomoeda. O objetivo da rede social seria diversificar seus fluxos de receita.
Dados importantes sobre o Facebook
Atualmente, o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Com uma moeda digital, a rede social poderia facilitar as transações comerciais realizadas em seu marketplace, além de permitir a troca de dinheiro entre países por um preço mais baixo.
Algumas notícias divulgadas pela mídia internacional indicam que o Facebook até começou a solicitar que organizações terceirizadas atuem como parceiras na gestão da sua criptomoeda e na validação das transações.
A expectativa do mercado é que o Facebook anuncie sua criptomoeda ainda neste mês de junho. Esta será uma importante reviravolta para a rede social que, hoje, tem grande parte de suas receitas vinda apenas da publicidade feita com os anúncios patrocinados.
O próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já destacou que os pagamentos online são uma área importante para o trabalho da empresa. Apesar disso, ele ainda não se manifestou oficialmente sobre a suposta criação de uma criptomoeda própria para a sua rede social. Ainda será preciso esperar até que os rumores sejam confirmados e a moeda digital seja apresentada ao mundo.
Veja também:
Cryptos: o sistema financeiro do futuro será baseado na criptografia