Mundo Bizarro

Franceses podem pegar seis anos de prisão por tirar areia de uma praia

Caso aconteceu na Sardenha, na Itália, e foi considerado roubo. Saiba mais!

Dois turistas franceses foram surpreendidos com voz de prisão por terem retirado areia de uma praia da Sardenha, na Itália. Segundo a mídia local, os turistas foram acusados de roubar quase 40 kg de areia da praia de Chia, na costa sul da Sardenha.

Os visitantes supostamente encheram 14 garrafas de areia e tentaram entrar em um barco para a França em Porto Torres, onde acabaram descobertos pela Guardia di Finanza, da Itália.

Segundo o jornal Corriere Della Sera, os turistas afirmaram que estavam apenas tentando pegar uma lembrança de férias e que não perceberam que estavam violando uma lei da ilha do Mediterrâneo. Agora, eles devem enfrentar um julgamento e podem pegar até seis anos de prisão.

Uma lei que entrou em vigor em agosto de 2017 tornou ilegal a retirada de areia, seixos ou conchas do mar das praias da Sardenha. A decisão foi tomada quando as autoridades perceberam que parte da areia estava sendo vendida no eBay. Os infratores podem receber multas de até 3.000 euros.

ANÚNCIOS

No ano passado, as autoridades puniram um turista do Reino Unido com uma multa de mais de 1.000 euros também por tirar areia da praia. Neste caso mais recente, os turistas franceses disseram que não estavam cientes da regra contra a retirada de areia, apesar de existirem avisos dizendo que a prática é proibida. As praias da região também têm vigilantes.

“O que pode parecer um pequeno regulamento à primeira vista é um assunto sério na Sardenha”, alertou a embaixada da Alemanha em Roma em um post no Facebook em agosto de 2018. Isso porque “os turistas levam toneladas de areia, pedras e conchas todos os anos como lembrança da ilha, o que causa um dano ambiental significativo”. Por isso, retirar areia das praias é proibido por lei.

Areia retirada de praia na Italia
Crédito da foto: Facebook

ANÚNCIOS

A medida é apenas uma das maneiras pelas quais os destinos turísticos mais populares estão tentando combater os danos causados ​​pelas multidões de turistas, à medida que o número de viajantes ao redor do mundo aumenta e as cidades e atrações se tornam cada vez mais sobrecarregadas.

Alguns pontos turísticos fecharam de forma permanente ou temporária. Outros, muitos localizados na Itália, adotaram novas regras ambientais.

Essas regras na Itália também valem para monumentos e cidades históricas, como Roma e Veneza, que precisam preservar suas belezas arquitetônicas e artísticas. Em julho deste ano, dois viajantes alemães foram multados e convidados a se retirar de Veneza porque estavam fazendo café em uma cafeteira portátil na região da Ponte Rialto. Eles levaram uma multa de 950 euros.

No caso dos turistas franceses, a areia da praia foi recuperada, uma vitória da política de proteção do patrimônio natural italiano. As autoridades dizem que as praias já não podem suportar um impacto tão invasivo de saqueadores e vândalos.

Veja também:

31 Curiosidades sobre a Itália

Sobre o Autor