Universo

Há um buraco negro no centro da nossa galáxia?

Pesquisadores da Alemanha descobriram que existe um buraco negro com uma massa 4 milhões de vezes maior que o Sol em nossa galáxia. O gigantesco buraco negro está localizado no centro da Via Láctea. A descoberta foi possível graças aos equipamentos do Observatório Europeu do Sul, no Chile, e aos estudos de Reinhard Genzel, do Instituto Max-Planck.

A informação foi publicada na revista científica “The Astrophysical Journal”. Segundo Robert Massy, da Sociedade Real Astronômica, “embora nós pensemos em buracos negros como algo ameaçador, eles podem ter desempenhado um papel importante na formação das galáxias, ajudando a juntar a matéria”.

O buraco negro está a 27 mil anos-luz da Terra, e o estudo que levou à confirmação de sua existência levou 20 anos para ser concluído.

Os astrônomos já puderam observar que um objeto está sendo puxado em direção ao buraco negro da Via Láctea a uma velocidade de 5 milhões de quilômetros por hora. Segundo análises do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, o objeto pode ser uma estrela jovem.

ANÚNCIOS

Os cientistas calculam que a estrela seja totalmente sugada pelo buraco negro em 2013.

Sobre o Autor