Você provavelmente já ouviu falar em intolerância à lactose em algum momento da vida. Seja você, ou não, intolerante à ela, provavelmente já deve ter ouvido falar. Apesar de ser muito conhecida, em geral, é surpreendente o quanto as pessoas são desinformadas a respeito do assunto. Uma boa prova disso, por exemplo, é que grande parte das pessoas nem sequer sabe o que é a lactose. Você seria capaz de responder sobre isso?
A Lactose nada mais é do que o açúcar do leite e a intolerância a lactose acontece quando o organismo é incapaz de processar esse açúcar. Nestes casos, o paciente pode sofrer com desarranjos intestinais que podem ser muito incômodos e dolorosos. O problema é mais comum do que a maioria das pessoas imagina e acredita-se que cerca de 75% da população de todo o mundo sofra com o problema. A intolerância a lactose pode se manifestar em diferentes intensidades e muita gente passa a vida inteira sem saber que sofre com o problema.
Muita gente também confunde a intolerância à lactose com outro problema grave, a alergia ao leite. Neste caso, o que acontece é que o corpo reage contra as proteínas do leite. O sistema imunológico de quem sofre com alergia ao leite acaba reagindo a algumas proteínas presentes no leite, o que pode causar quadros graves. No caso da intolerância, o corpo apenas não é capaz de digerir o leite completamente, o que pode gerar gases e diarreias. Para a maioria das pessoas, no entanto, o problema não chega a se tornar grave.
O corpo humano possui uma enzima chamada Lactase, que é responsável por quebrar a lactose. Quando em perfeito funcionamento, a enzima transforma a lactose em galactose ou glicose, que são absorvidas pelo organismo. Essa enzima é produzida no intestino delgado; mas quem sofre de intolerância à lactose não consegue gerar todo esse processo, o que faz com que a lactose fique livre no organismo.
O sintomas que levam a suspeita de intolerância à lactose são muitos e podem ser sentidos em até 30 minutos após a ingestão, podem aparecer também depois desse período. Dor de cabeça, náusea, azia, gases, diarreia, dor e inchaço abdominal são alguns dos sintomas listados por pacientes que sofrem do problema. Em geral, esses sintomas se manifestam logo após a ingestão de leite ou derivados.
Infelizmente, não existem formas de se prevenir da lactose, sendo muitas vezes herdada geneticamente. No entanto, existem formas de combate-la e diminuir seus sintomas ao máximo. Atualmente existem muitos produtos disponíveis no mercado que não possuem lactose, o que ajuda bastante e permite uma maior liberdade alimentar para o paciente. Mas apenas cortar a lactose da dieta é apenas um dos passos importantes a serem dados, manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios, também é fundamental.
Para ter certeza do diagnóstico, ou destacar suspeitas, a única forma é através de um teste específico que vai investigar se o seu corpo produz lactase ou não. Diante de suspeitas, o ideal é consultar um médico.