Parece impossível, mas cientistas da NASA desenvolveram uma técnica capaz de manter objetos e substâncias flutuando no ar através da manipulação das ondas sonoras. Essa técnica, chamada de levitação acústica, utiliza-se das propriedades da gravidade, do ar e do som. Para entender esse processo é preciso entender um pouco mais sobre esses três elementos.
A gravidade é uma força que faz com que os corpos se atraiam. Esse fenômeno foi explicado por Isaac Newton através da Lei da Gravitação Universal. De acordo com essa lei, todas as partículas existentes no universo atraem-se mutuamente, sendo que, quanto maior a massa de um objeto, maior a sua força de atração. O ar é um fluido que se comporta como os líquidos, é composto por partículas microscópicas que se movem de forma rápida e desordenada. O mesmo ocorre com os gases. O som é uma vibração que precisa de um meio (gás, líquido, objetos sólidos) para se propagar.
A combinação entre esses três elementos possibilita que um aparelho de levitação acústica suspenda até mesmo gotículas de água no ar. Isso ocorre porque a força das ondas sonoras empurra a substância até um ponto de equilíbrio. Alto falantes posicionados na parte superior e inferior do dispositivo podem gerar tons capazes de proporcionar a levitação.
Assista ao vídeo de demonstração: