Os computadores modernos começaram a se tornar acessíveis à população depois do ano 2000. Com o passar do tempo, as máquinas foram se tornando mais avançadas, com capacidade para fazer coisas inimagináveis há alguns anos atrás. Até então, pensávamos que a tecnologia dos computadores era algo muito dos dias de hoje, mas uma descoberta feita no início do século 20 mostrou ao homem moderno que o conceito dos computadores já era imaginado há cerca de 2 mil anos.
O fato intrigante aconteceu quando um mergulhador encontrou uma embarcação naufragada perto da Ilha de Anticítera, ao sul da Grécia. Nesse navio, ele achou pedaços de bronze que pareciam compor um mecanismo analógico complexo, que ficou conhecido como o primeiro computador do mundo.
O equipamento foi batizado de Máquina de Anticítera. Esse mecanismo era protegido por uma armação de madeira e contava com um complexo sistema de cerca de 30 engrenagens de bronze em seu interior. Segundo o historiador da Universidade de Yale, Derek Price, esse dispositivo era um computador analógico.
Para os pesquisadores, os antigos gregos utilizavam a engenhoca para prever a posição do Sol e da Lua. Assim, a famosa Máquina de Anticítera teria sido desenvolvida para detectar uma forma particular de movimento epicíclico.
Essa máquina seria capaz de reproduzir os movimentos do Sol e da Lua de maneira precisa, e também era capaz de calcular a trajetória dos planetas Mercúrio e Vênus.
+ Sobre o Mecanismo de Antikythera
A descoberta desse computador analógico impressionou os pesquisadores. Os estudos demonstraram que o objeto era capaz de calcular a posição de diversos corpos celestiais. A máquina foi feita a partir dos conhecimentos astronômicos da época.
Os cientistas criaram uma réplica da Máquina de Anticítera. A peça ficou exposta no museu de Atenas.