Não existe mulher que ame ficar menstruada, mas as mulheres que sofrem de menofobia (palavra de origem grega (Meno = Mês + fobia=medo) vivem esse estresse ao extremo, veja!
A menofobia é caracterizada pelo medo irracional e excessivo do período menstrual. As mulheres que sofrem desta fobia farão qualquer coisa para prevenir ou parar a menstruação, muitas vezes, por estarem vivenciando tão a fundo o estresse da fobia, acaba que o período não vem simplesmente por estarem estressadas.
Especialistas afirmam que qualquer medo que ocupe mais de duas horas do dia de alguém, pode caracterizar fobia de algo. Geralmente os sintomas seguem um padrão: Pânico, transpiração, falta de ar, palpitações, boca seca, tremor e a incapacidade de falar de forma coerente.
Causas
Geralmente a menofobia começa na puberdade, pela falta de informações e conselhos sobre a menstruação. Pessoas que não estão preparadas para as situações que enfrentam, têm maior risco de desenvolver fobias.
Outros gatilhos para a menofobia são: medo de dor, perda de sangue excessiva e sentimento de vergonha. Muitas vezes, a palavra “menstruação” já é suficiente para desencadear um ataque de ansiedade.
Tratamento
Como qualquer outra fobia, a menofobia pode ser tratada. Então, se você estiver sofrendo com isso, não hesite em procurar um profissional psicólogo/psicanalista.