Animais

Nova teoria explica porque T-Rex tinha braços tão curtos

Os T-Rex são, para muita gente, os grandes representantes dos dinossauros. Esses animais imensos foram descobertos lá nos anos 1800, quando os primeiros fósseis foram localizados. De lá para ca, se popularizaram e se tornaram uma inspiração para uma quantidade enorme de produtos. Bonecos, jogos, filmes, camisetas, tema de aniversário… é difícil pensar em algo que não tenha ganhado versões tematizada.

De lá para ca, algumas espécies fizeram mais sucesso que outras. Os Tiranossauros Rex foram uma dessas espécies, afinal de contas, sempre foram retratados como animais poderosos, implacáveis e muito inteligentes. Os T-Rex são vistos, de certa forma, como os grandes predadores do mundo dos dinossauros. Mas uma característica desses animais sempre chamou a atenção. Afinal de contas, por que os T-Rex tinham os “braços” tão curtos?

Uma das coisas que a maioria das pessoas se esquece, por exemplo, é que os T-Rex não eram os únicos dinossauros que tinham braços curtos. Eles apenas chamam mais a atenção porque são sempre retratados de forma muito feroz e isso não combina tanto com os bracinhos curtos. Mas uma das teorias para explicar essa característica sempre foi a de que os T-Rex poderiam ter algum tipo de vantagem predatória com os bracinhos curtos. No entanto, pode não ser verdade, levando em conta que outros também tinham.

O paleontólogo Kevin Padian, professor da Universidade da Califórnia, sempre se “esquivou” da pergunta. Por anos, ele era questionado sobre os “bracinhos” dos T-Rex, mas não costumava engajar nesse assunto. Tudo mudou recentemente, quando o professor publicou sua própria teoria na revista Acta Palaeontologia Polonica. Para Padian, é possível, sim, que os braços curtos tenham servido de vantagem para os gigantes T-Rex.

ANÚNCIOS

Segundo sua teoria, é possível que os tiranossauros tenham caçado em bando. Imagine um bando de Tiranossauros debruçados sobre uma presa. São cabeças enormes, dentes poderosos e muito poder de destruição. Neste ponto, é importante entender o conceito de amputação acidental, que não é tão desconhecida assim pelo mundo animal. Já foi documentado entre crocodilos, por exemplo, a amputação acidental durante o ataque a carcaça de uma presa. Isso porque, enquanto comem, estes animais não estão preocupados com o que existe ao seu redor.

Padian argumenta que a redução do tamanho dos braços dos tiranossauros pode ter sido um processo de evolução. Na história, a evolução em geral serve a adaptação dos indivíduos ao meio ambiente. Se o braço dos tiranossauros não tinham grande função, então é provável que eles tenham diminuído de tamanho para não atrapalharem.

O quão pequenos eram os braços dos tiranossauros?

ANÚNCIOS

A imagem acima mostra uma comparação que ajuda a ter dimensão do real tamanho dos braços do T-Rex.  Esse dinossauro foi descoberto em 1900, por  Barnum Brown, que chegou a duvidar que os ossos dos braços, encontrados junto ao restante dos fósseis, pertencessem mesmo ao mesmo dinossauro. A proporção dos braços é muito curiosa mesmo e a imagem acima mostra uma comparação. Imagine se os braços humanos fossem do tamanho dos braços do T-Rex, a imagem seria tão curiosa quanto essa.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]