Invenções

O Funcionamento do Projetor de Cinema

Os instrumentos de projeção são aqueles que permitem obter sobre um anteparo a imagem de um objeto a ser observado, de modo que possa se vista simultaneamente por várias pessoas. Têm como componente fundamental uma lente convergente, a objetiva, que produz a imagem desejada.

O filme consiste numa seqüência de quadros transparentes que mostram objetos e pessoas em diferentes posições.

O projetor de cinema possui, além da fonte luminosa e da lente, uma garra que puxa o filme, quadro por quadro, através de orifícios. É equipado também com um obturador, que corta o feixe luminoso quando se dá a mudança de quadro.

Quando o filme é projetado, o obturador corta o feixe de luz cada vez que ocorre mudança de um quadro para outro. Nesse instante não há projeção. Entretanto não percebemos esse corte porque, apesar de apagado o feixe de luz, a imagem ainda persiste em nossa retina por 0,1s, tempo necessário para a troca de quadro. Esse fenômeno, que se chama persistência das imagens, é uma característica de nosso sistema de visão. Ele também ocorre quando se acende e se apaga uma lâmpada muito rapidamente. Se a freqüência é maior que trinta lampejos por segundo, não conseguimos perceber a variação da luminosidade, e temos a ilusão de que a luz permanece continuamente acesa.

Assim o filme é uma seqüência de quadros separados e a imagem projetada na tela é sempre imóvel. Mas, como nossa vista guarda a imagem por um certo tempo, quando vemos um quadro a imagem do anterior ainda está em nosso olho. Dessa forma, não percebemos o intervalo entre a projeção dos quadros, de movimento.

Fonte:
Sala de Fisica

Sobre o Autor