O moto-perpétuo seria uma máquina que iniciado seu movimento, continuaria a girar eternamente, e com velocidade cada vez maior, o que possibilitaria obtermos dela energia. Mas a ciência já provou que isso é impossível, pois seria necessário criar energia a partir do nada. E isso contraria o Princípio da Conservação da Energia.
Um pêndulo continuaria a oscilar eternamente se não houvesse atrito se opondo a seu movimento, mas não constituiria uma máquina de moto-perpétuo. Para isso, ele teria que produzir mais trabalho do que recebe em cada oscilação.
Inúmeras pessoas já tentaram construir uma máquina de moto-perpétuo. Essas pessoas dizem que os cientistas já se enganaram muitas vezes e que podem estar errados novamente. Isto é verdade, mas a convicção que os cientistas têm de que a energia não pode ser criada , provém da análise de um grande número de fatos e experiências; essa confiança é tão forte que os cientistas pouca atenção dedicam ais engenhos de moto-perpétuo. Os departamentos de patentes de muitos países se recusam a dar patentes de máquinas de moto-perpétuo.
Fonte:
Sala de Fisica