Animais

O gado foi inventado pelo ser humano

O primeiro tipo de gado criado pelo homem foi o Auroque, um boi primitivo gigante. Saiba mais!

A primeira linhagem de gado domesticado e criado pelo homem foi o gado Auroque, um tipo de boi primitivo. Esse boi tinha dois metros de altura, com chifres de 1,40 metros de comprimento e peso de quase uma tonelada.

O Auroque foi extinto há quase 400 anos, mas agora cientistas italianos estão tentando recriar a espécie. Esse boi também era chamado de Uro.

O gado Auroque surgiu na Ásia, e migrou para a Europa há 320 mil anos atrás, antes mesmo do início da migração humana para o continente. Há 80 mil anos, o Auroque passou a habitar os estepes e pradarias da Europa, mas apenas há 8 mil anos, o boi primitivo foi domesticado pelo homem.

O ser humano criou o gado às margens do mar Cáspio, no Irã. A espécie também existiu no norte da África, no Vale do rio Nilo. Nessa região, o gado foi criado pelos egípcios.

Fósseis do Auroque foram encontrados na Itália, mais especificamente nos sítios arqueológicos de Potenza, Macerata e Ancona. Desenhos desses animais também foram encontrados em cavernas na forma de pinturas rupestres.

O boi gigante foi declarado extinto em 1627, quando a última fêmea da espécie morreu nas florestas da Polônia. O Auroque era um tipo de boi muito resistente, que aguentava condições adversas de frio, calor e reduzida oferta de alimento.

Os cientistas do Consórcio para a Experimentação, Divulgação e Aplicação de Biotecnologia Inovadora de Benevento, no Sul da Itália, querem cruzar três raças de bois semelhantes ao Auroque para encontrar um DNA próximo ao dele. Dessa forma, eles conseguiriam recriar a espécie. As pesquisas com os fósseis do Auroque foram iniciadas em 1996.

Sobre o Autor