Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os animais não são capazes de cometer suicídio. Eles apenas agem por instinto em algumas situações.
O ato do suicídio requer uma reflexão que os animais não podem fazer. Essa capacidade é exclusiva dos seres humanos, única espécie inteligente da Terra. Segundo os cientistas, o homem é o único animal capaz de tirar sua própria vida de forma intencional.
Existe um mito antigo que afirma que o escorpião se pica de forma suicida ao ser colocado dentro de um círculo de fogo, mas isso não é verdade. O que acontece é que o escorpião morre desidratado por causa do calor e da falta de orientação.
Por instinto, alguns animais deixam seus filhotes os devorarem para garantir a sobrevivência da espécie. Outros bichos apresentam algumas atitudes ainda mais extremas. Confira:
Louva-a-deus – Essa espécie é conhecida pelo sacrifício do macho. Depois de acasalarem com as fêmeas, os machos são devorados. Após a cópula, a fêmea come o macho para ficar nutrida e garantir o desenvolvimento das crias que serão gestadas.
Baleias – Essa espécie costuma encalhar nas praias. Segundo cientistas, fatores como doenças, poluição do mar e ruídos intensos podem gerar uma confusão nas baleias e provocar o acidente.
Aranha europeia – Essa espécie vive na costa mediterrânea da Europa. O animal alimenta os filhotes regurgitando comida para eles. A mãe tem o instinto de dar a vida para garantir a sobrevivência da cria.