Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o magnetismo da Terra. Certo? Se não, não tem problemas, pois este texto tem como objetivo apresentar a você tudo sobre o campo magnético terrestre.
Você sabia que o magnetismo da Terra é importante para evitar que as partículas vindas do Sol possam entrar no nosso planeta? E, além disso, é ele quem possibilita a existência das bússolas?
Pois é. O planeta Terra nada mais é do que um ímã gigante, e o campo magnético que o envolve faz uma proteção contras as partículas que se desprendem do Sol.
Repare na agulha com ímã presente numa bússola. Ele aponta para o norte geográfico, isso porque o campo magnético eu é gerado por essa agulha está alinhado ao campo magnético da Terra. O planeta Terra é um ímã gigante, o que faz com que ele produza um campo magnético.
Veja: A invenção da bússola e sua importância para humanidade
Esse campo magnético foi descoberto pelo médico inglês William Gilbert, que usou uma terrella, que consistia num ímã esférico que sobre ele era apoiada uma agulha.
E qual é a importância do magnetismo do planeta Terra?
O campo magnético terrestre se faz importante porque é ele quem possibilita a existência das bússolas, que são utilizadas para obter uma localização no espaço. É graças à bússola que foi possível que as grandes navegações acontecessem.
Outra importância do campo magnético da Terra é que ele é capaz de impedir que as partículas que vêm do sol em alta velocidade entrem no planeta, Mas como isso é possível?
Esse bloqueio acontece porque, quando essas partículas atingem o campo magnético da Terra, essas partículas, que fazem parte do fenômeno chamado de vento solar, são desviadas, graças às cargas elétricas que elas possuem. Se uma vez essas partículas atingissem a superfície do planeta Terra, iriam danificar e impedir que a comunicação realizada entre as ondas de rádio, televisão, internet, entre outras, pudessem existir.
Como se forma o magnetismo da Terra?
Para a formação do campo magnético do planeta Terra, uma explicação que é a mais aceita é a Teoria do Dínamo. De acordo com essa ideia, quando o ferro e o níquel entram em estado de fusão, a cerca de 3 mil quilômetros de profundidade, se movimentam. O que faz com que gerem correntes elétricas que acabam provocando um campo magnético.
Assista:
Quais são os polos magnéticos?
Todo ímã possui dois polos: um norte e um sul. O campo magnético que é gerado por esses ímãs, é representado saindo pelo polo norte e entrando no polo sul. Para visualizar esse resultado, basta aproximar a região do ímã a outro ímã, ou a materiais como o aço e o ferro.
Quando a agulha com ímã de uma bússola fica alinhada ao campo magnético do planeta Terra, o polo norte da agulha acaba apontando para a região norte do planeta, e o polo sul do ímã da bússola aponta para a região sul do planeta.
Essa atração ocorre apenas entre os polos diferentes, isso quer dizer que, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso quer dizer que o que está sendo chamado de norte geográfico trata-se do polo sul do magnetismo da Terra.
Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta dever ser o polo norte magnético.
Veja também:
Quem descobriu o magnetismo da Terra?
O planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos
Situação atual do Campo Magnético da Terra
Uma curiosidade: O eixo magnético não coincide com o eixo geográfico, há uma diferença entre a inclinação da bússola e a posição correta do polo norte geográfico. Essa pequena diferença é um ângulo de 13º, chamado declinação magnética. Assim, o polo sul magnético está situado a cerca de 1.300 km do polo norte geográfico, ao norte da Baia de Hudson, no Canadá.
Eixo magnético terrestre