A atividade do mergulho pode ser uma experiência única na vida de qualquer pessoa. O contato com o fundo do mar e com os animais marinhos e peixes, quase sempre, traz uma paz interior muito grande. No entanto, essa atividade deve ser feita com a presença de um mergulhador profissional e seguindo todas as orientações de segurança.
Um mergulho feito da maneira errada pode trazer graves consequências. Qualquer erro no mergulho pode levar a uma distensão pulmonar, e o problema pode ser fatal.
Quando o mergulhador desce, a pressão atmosférica aumenta muito e o ar no pulmão se comprime. Dessa forma, cabe mais ar dentro do pulmões. Já quando o mergulhador sobe, o pulmão se descomprime, aumentando de volume e deixando menos espaço para o ar. Assim, a principal recomendação para o mergulhador que está voltando para a superfície é soltar o ar que está dentro dos pulmões. Quando a orientação não é seguida, e o mergulhador não solta o ar, o pulmão pode sim explodir.
Os riscos que envolvem um mergulho levam os profissionais a praticarem a atividade de maneira bastante calculada e planejada. No caso de mergulhadores amadores, é fundamental prestar atenção a todas as recomendações de segurança antes do mergulho.
Seguindo todas as normas de segurança o mergulhador não terá problemas e poderá desfrutar de toda a beleza do fundo do mar. Lembre-se que a regra número do mergulho é nunca prender a respiração. Você, com certeza, não vai querer sentir a dor de seus pulmões explodindo!