A cleptofobia é um problema psicológico classificado pela psiquiatria como o medo irracional e mórbido de ser roubado. As pessoas que sofrem dessa fobia vivem com pavor de encontrarem ladrões em seu caminho e também têm um medo terrível de causar prejuízos financeiros a terceiros.
A cleptofobia também é caracterizada pelo medo excessivo de não ser capaz de quitar dívidas pela falta de dinheiro. Os pacientes com essa fobia vivem em pânico ao pensar que possam ser roubados ou possam receber notas de dinheiro falsas.
A fobia de ser roubado está muito presente nas grandes cidades do mundo. Os sintomas físicos associados a esse medo irracional contam com tremor, suor frio, taquicardia, síndrome do pânico e ansiedade. Quando não tratada, a cleptofobia pode resultar numa depressão profunda.
Com os altos índices de violência nas grandes cidades, a cleptofobia tem se tornado comum, pois muitas pessoas andam com medo excessivo até de presenciar um assalto ou se deparar com ladrões. O tratamento da fobia deve ser feito com o apoio de um psiquiátra qualificado, capaz de aplicar terapias cognitivas eficientes.