A discalculia é um distúrbio causado pela má formação neurológica do indivíduo. Esse problema afeta a capacidade de aprender os números e sinais matemáticos.
Os portadores de discalculia não conseguem montar operações matemáticas, classificar números e entender os conceitos matemáticos. Vale lembrar que o problema não está relacionado à falta de inteligência ou doenças mentais. Na verdade, esse distúrbio só afeta a relação dos pacientes com os números.
A discalculia é uma desordem neurológica específica. Ela afeta apenas a habilidade matemática, e não prejudica outras formas de conhecimento.
O termo discalculia está associado à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. Esse problema pode afetar pessoas de qualquer nível de QI.
A discalculia é vista como um impedimento congênito ou hereditário, que pode atingir crianças e adultos. O diagnóstico do problema pode ser feito logo no início da vida escolar.
A discalculia se manifesta em 6% da população mundial em idade escolar. As crianças que apresentam o problema devem ter um tratamento adequado para minimizar os efeitos negativos da desordem neurológica.