Ciências

O que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença que promove desordem cerebral crônica e incapacitante. Saiba mais!

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que ainda não tem cura. As pessoas que sofrem do problema perdem o senso de realidade e passam a viver fechadas, num mundo alheio ao convívio com a sociedade.

Esta doença é considerada endógena. Quem sofre de esquizofrenia apresenta um olhar indiferente a tudo e a todos. Em alguns casos, os pacientes podem ter alucinações e delírios, passando a ouvir vozes.

Os tratamentos modernos para a esquizofrenia têm como foco retardar os sintomas e evitar que a doença afete de forma definitiva e profunda os pacientes. Para a medicina, a esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante. A doença afeta 1% da população.

Sintomas comuns para quem sofre de esquizofrenia são medo intenso e paralisante, recolhimento e agitação. Estas pessoas falam coisas sem sentido, têm dificuldades para garantir a própria integridade física e apresentam problemas de interação social.

A doença reduz a capacidade de falar, expressar emoções e fazer planos para a vida. Em sua fase inicial, a esquizofrenia pode ser confundida com a depressão.

Os pacientes apresentam déficits cognitivos muito graves. A causa da esquizofrenia ainda é desconhecida, e os tratamentos tentam controlar os sintomas por meio de medicamentos antipsicóticos e terapia psicossocial.

Sobre o Autor