O drapejamento é um efeito dinâmico que atinge construções feitas pelo homem, como prédios e pontes. Esse fenômeno envolve dois ou mais graus de liberdade da estrutura, com acoplamento de vibrações.
O drapejamento é resultado das rajadas de vento. Em alguns casos, as características de uma estrutura podem fazer com que a energia cinética contida nas rajadas de vento dê origem a uma oscilação não desprezível da construção.
Esse fenômeno foi visto na ponte suspensa Tacoma Narrows, dos Estados Unidos. A construção balançou por causa de ventos de mais de 65 km/h. Os cabos que sustentavam a ponte não aguentaram e a estrutura desabou. Esse fato aconteceu em 1940, no estado de Washington.
Nesse caso, a ponte desabou quando entrou em ressonância com o vento. O drapejamento é mais perigoso quando acontece em “modos torsionais”, nos quais a ponte balança para os lados.
Veja o vídeo:
Por causa do efeito do drapejamento, os estádios de futebol devem ser construídos levando em conta a vibração que vem das torcidas. A ressonância é o maior perigo para as construções do mundo todo.