A Radiestesia é uma técnica de sensibilizar por meio de radiações. A palavra radiestesia vem do grego, em que radius significa radiação, e do latim, em que aeshtesis quer dizer sensibilidade.
De uma forma geral, a radiestesia é baseada no fato de que o corpo humano emite radiações em forma de ondas ou vibrações. Isso significa que estamos constantemente rodeados por radiação. A radiestesia consiste em entrar em sintonia com essas ondas externas. Nessa situação, o cérebro consegue interpretar as ondas e mandá-las para o inconsciente.
O princípio da radiestesia afirma que tudo o que existe e tem forma, apresenta uma vibração em uma frequência própria. Essa vibração é irradiada.
A radiestesia é uma hipótese de sensibilidade à radiação emitida pelos seres vivos e pela natureza em geral. A radioestesia é considerada uma pseudociência. Os estudiosos dessa área acreditam na capacidade de captar radiações e energias emitidas por todos os objetos que nos cercam. Os radiestesistas conseguiriam, por exemplo, usar bastões, pêndulos e outros instrumentos para encontrar água e minerais, pessoas desaparecidas, corpos enterrados e até objetos perdidos.
Existem diversos artigos científicos sobre a radiestesia. A hipótese da sensibilidade às radiações é aceita por muitos pesquisadores e cientistas.