Na esperança de reduzir a nossa dependência por garrafas plásticas de água, uma equipe de designers desenvolveu uma nova solução usando uma espécie de membrana comestível para armazenar água. Chamada de Ooho, a invenção pode mudar a forma como nós consumimos e transportamos água.
A pergunta da vez é: por que beber água de uma garrafa quando você pode comer uma bola de água? O produto que envolve a água é feito de material biodegradável. É como se você estivesse comendo uma grande gota de água, armazenada num tipo de balão de gelatina. Essa pode ser uma alternativa ambientalmente amigável e barata para o futuro.
O Ooho acabaria com o consumo de cerca de 2,4 milhões de toneladas de plástico, provenientes de garrafas plásticas de água. O projeto foi criado por estudantes de design industrial de Londres, na Inglaterra, como uma alternativa sustentável à realidade do consumismo.
A água fica presa dentro de duas camadas de membrana, feitas de algas e cloreto de cálcio. O líquido é liberado quando o invólucro é perfurado. Em seguida, a membrana pode ser comida ou jogada fora.
Veja a “bolha d’água” Ooho:
O Ooho foi inspirado em membranas naturalmente encontradas na natureza, como as gemas de ovo, por exemplo. Em 2014, o projeto do Ooho ganhou o prêmio Lexus Design Award. A ideia também foi apresentada no Milan Design Week.