Ciências

Os dias e as noites

Ao mesmo tempo que caminha em torno do Sol, a Terra também gira em torno de si mesma. Esse movimento é chamado rotação da Terra. É por causa da rotação que existem os dias e as noites. Mas, como a iluminação da Terra muda durante o ano por causa da translação, em cada estação do ano a duração dos dias e das noites é diferente.

Quando numa determinada cidade é verão, significa que tal cidade está localizada no hemisfério mais iluminado pelo Sol, naquele momento. Então, ali os dias são mais longos e as noites mais curtas.

Por exemplo, enquanto nos Estados Unidos é verão, aqui no Brasil é inverno. Por isso, em Los Angeles, no dia 10 de agosto, às 20 horas, o Sol ainda não tinha se posto, enquanto em São Paulo já era noite.

Quem mora no nordeste do Brasil, não sente tanto a diferença. Isso porque essas regiões estão próximas do Equador terrestre e são bem iluminadas o ano todo. Quem mora em Manaus, por exemplo, não percebe a diferença de duração dos dias e das noites durante o ano. Mas quem mora no sul do Brasil conhece a diferença entre o calor do verão e o frio do inverno. Percebe também que no verão os dias são mais longos e as noites mais curtas, enquanto no inverno ocorre o contrário.

Fonte:
Sala de Fisica

Sobre o Autor