Cotidiano

Porque bebidas alcoólicas aumentam a vontade de fazer xixi

Você provavelmente já passou por essa situação: sentado na mesa do bar, cercado por um grupo de amigos, quando vem aquela vontade de fazer xixi. Você tenta resistir porque sabe que, depois da primeira ida ao banheiro, a vontade não para nunca mais. Esse tipo de sensação é bastante comum e relatada tanto por homens, quanto por mulheres, que tomam bebida alcoólica. Mas o que acontece com o organismo para que essa vontade de fazer xixi aconteça com tanta intensidade?

Talvez você fique surpreso o grande responsável por esse “fenômeno” é um hormônio, chamado vasopressina. Você deve saber que diuréticos possuem a função de induzir a vontade de fazer xixi, certo? São substâncias necessárias no corpo, mas que possuem um efeito equilibrado justamente pela vasopressina. No corpo, esse hormônio tem a função de regular a função diurética, te impedindo de viver no banheiro. Para ter noção da importância desse hormônio, basta pensar nas suas noites de sono.

Quantas vezes você já tomou um copo d’água antes de dormir e acordou, pela manhã, com uma vontade enorme de fazer xixi? O que te impediu de simplesmente molhar o colchão? O vasopressina, que é um hormônio neuropeptídeo. Peptídeos são cadeias de aminoácidos e hormônios são um tipo de “pombo-correio” químico em seu corpo, e “neuro” indica que o hormônio é produzido pelos neurônios.

Quando você ingere álcool, esse hormônio fica totalmente bagunçado, porque o álcool inibe sua liberação. Como explicamos até aqui, sem o vasopressina para inibir a função diurética do organismo… nada vai segurar sua vontade de ir ao banheiro. Muitas pessoas acabam pensando que a cerveja, ou o álcool em geral, passa “mais rápido” pelo corpo e por isso resulta em mais vontade de ir ao banheiro. No entanto, não é esse o problema. Se o vasopressina é o “porteiro” da bexiga, o álcool consegue tira-lo da jogada.

E tudo isso piora quando você ingere alguma bebida com cafeína em sua composição, ou algum outro diurético. Sem o vasopressina para impedir sua constante necessidade de ir ao banheiro, e ingerindo bebidas diuréticas, pouca coisa no mundo se torna capaz de te ajudar na missão de evitar as idas ao banheiro. Afinal de contas, tudo que entra precisa sair. Além disso, mais um fator que influencia nessa necessidade de ir ao banheiro é o caráter inflamatório do álcool, assim como a cafeína.

Essas substâncias, como é amplamente sabido, tem a capacidade de irritar as paredes da bexiga. Como resultado disso, os músculos tendem a se contrair e estimular a liberação de urina. Ingerir muito álcool e cafeína são fatores conhecidos por trás da contração excessiva dos músculos detrusores, levando a uma necessidade urgente de fazer xixi.

Como você pode observar ao longo do texto, alguns fatores atuam diretamente nessa mudança dos hábitos de urina  quando você ingere bebida alcoólica. O corpo humano é repleto de muitos detalhes que fazem toda a diferença no seu funcionamento. O álcool, assim como outras substâncias, possui a capacidade de alterar algumas dessas funções e gerar uma mudança no funcionamento. Felizmente, nesse caso, os efeitos são apenas temporários.

E não se esqueça do mais importante, se for beber: se mantenha hidratado e procure se alimentar de forma saudável. A diversão é sempre muito bem-vinda, mas o bem-estar no dia seguinte também deve ser uma das suas preocupações!

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]