Não, aqui não tem nenhum fiscal da meleca. A verdade é que muitos de nós tem hábitos pouco apreciados socialmente, mas que acabaram se tornando mania. Tem quem coce as partes íntimas e cheire, tem quem coça o ouvido com o próprio dedo, tem quem coma a sujeira do fio dental… Cada pessoa provavelmente vai ter pelo menos uma mania estranha – e de gosto duvidoso. Dito isso, cá entre nós, é bem provável que você já tenha comido meleca na vida.
Um estudo feito na década de 90 entre moradores da cidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que mais de 90% da população adulta da cidade comia meleca. Alguns relataram que não viam nada demais na prática, outros reconheceram que talvez não fosse algo tão comum (mas era)… mas mais de 90% da população adulta da cidade admitiu que cutucava o próprio nariz e comia a meleca.
É preciso reconhecer que, para algumas pessoas, essa não é apenas uma prática qualquer. Existem pessoas que lidam com transtornos compulsivos e sentem a necessidade de limpar o nariz com muita frequência. Quanto a essas pessoas, é bem provável que o problema demande terapia. Agora, se você é do grupo que apenas aproveita que ninguém esta olhando… essa matéria talvez te faça pensar duas vezes.
A realidade é que a meleca nada mais é do que uma mistura de poeira, bactérias e impurezas de várias ordens. Toda essa sujeira fica presa no nosso nariz, que tem a função de filtrar aquilo que vai para o pulmão. Assim, com o simples trabalho de filtro, evitamos uma série de doenças. Então por que comer isso?
Vírus e bactérias
Uma das principais bactérias que ficam presas no nosso nariz, justamente para que não ameacem nossos pulmões, são as estafilococos. E nesse caso, o problema acaba se tornando uma via de mão dupla que pode resultar no caos. O primeiro problema é que nossos dedos são sujos e o nariz é repleto de sujeiras. Mas os nossos dedos tem algo que o nariz não tem: unhas. Toda vez que você mexe no nariz, corre o risco de abrir pequenas lesões, que podem infeccionar.
E, na contramão, ao pegar meleca e ingerir, você esta levando para o seu estômago uma série de sujeiras que o seu corpo já havia rejeitado. É claro que existem muitas diferenças entre pulmão e estômago, mas ainda assim estamos falando de sujeiras e bactérias. O ideal seria não te-las dentro de você, de qualquer forma.
É claro que não é uma questão tão certeira. Muita gente cutuca o nariz, e come meleca, e nunca teve problema por isso. Mas sabendo de todos os riscos, será que vale mesmo a pena? O ideal para fazer a higienização do nariz é no banho. Depois do banho, a tendência é que seu nariz esteja úmido e isso facilita o processo. Basta assoar o nariz em um papel, ou no dedo mesmo para lavar depois. Desta forma, você evita os riscos de microlesões e de quebra também não come a sujeira que o seu pulmão não quis.