Os trajes espaciais utilizados em missões oficiais da Nasa e de outras importantes agências espaciais são fabricados com materiais específicos e rigorosamente testados. Em média, um traje espacial pode chegar a custar cerca de US$ 12 milhões.
Esses trajes têm grande complexidade, contam com dez camadas de tecidos diferentes para proteger o astronauta contra o frio e o calor e podem suportar fortes impactos. As roupas são feitas de fibras de polietileno, folhas de alumínio, plástico e material isolante.
Recentemente, uma empresa chamada Final Frontier Design desenvolveu e colocou em prática um projeto para criar um traje espacial independente, que poderia ser mais barato. Esse traje seria baseado num protótipo do mesmo traje utilizado atualmente.
O novo traje seria mais leve e barato do que aqueles usados pelos astronautas da NASA. Esse traje mais econômico deve ser usado pela Final Frontier, missão que pretende encontrar financiamento de empresas privadas para explorações espaciais, como a Virgin Galactic e a SpaceX.
Nesse projeto, cada traje espacial pode custar cerca de 20 mil dólares, um valor muito reduzido se comparado ao traje atual. A nova roupa espacial já está sendo produzida por pouco mais de 27 mil dólares.
O protótipo deverá ser concluído para que os idealizadores do projeto, Nikolay Moiseev e Ted Southern, possam apresentá-lo às empresas interessadas em investir na produção em série do traje.