Você pode até não conhecer o Tântalo, mas ele está presente na sua vida diariamente. O tântalo é um metal raro, que apresenta um alto ponto de fusão e é extremamente resistente à corrosão.
Esse metal é muito utilizado pela indústria de eletrônicos e é fundamental para a existência dos celulares, aparelhos tão importantes no mundo moderno. O tântalo é altamente inflamável quando exposto ao ar, mas dentro dos celulares ele não oferece nenhum risco.
A maior parte das fontes mundiais de tântalo está localizada na Austrália, Canadá, Brasil, África central, Sudeste Asiático e China. O metal tem uma grande demanda na indústria de eletrônicos, principalmente por conta de sua capacidade de suportar o calor intenso no vácuo.
O tântalo se tornou o substituto da platina em diversos tipos de eletrodos. Hoje, o metal está presente em laptops e telefones celular, que precisam de capacitores para armazenar e regular carga elétrica. Assim, podemos dizer que sem o tântalo não haveria armazenamento de energia nas baterias e, consequentemente, não existiriam celulares.
O tântalo também é utilizado em aparelhos auditivos, marca-passos, no GPS e nos sistemas ABS e Airbag dos veículos. Além disso, o metal também está presente em capacitores de câmeras de vídeo, câmeras digitais e videogames.
O tântalo é um metal cada vez mais importante no século 21. Graças a ele, temos a capacidade de evoluir na criação e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos portáteis. Cada telefone celular tem, em média, 40 miligramas de tântalo em seu interior.