Confira os dez animais do Ártico que conseguem sobreviver ao frio extremo. Confira na lista: Urso Polar, Raposa-do-ártico, Lobo-do-ártico, Coruja-das-neves, Rena, Foca, Tubarão-da-groenlândia, Beluga e o Narval.
1. Urso Polar
O urso polar é um dos animais do Ártico que melhor se adaptam ao frio desta região do planeta, graças ao seu pelo e a camada de gordura sob a pele que o protege. Embora se alimente de diferentes animais, suas iscas favoritas são filhotes de focas e renas. Pode ser encontrado nas regiões da Groenlândia, Islândia, Rússia, Alasca e Canadá.
2. Raposa-do-ártico
A Raposa do Ártico destaca-se por seu pelo denso e branco que oferece proteção contra baixas temperaturas. Alimenta-se de pequenos mamíferos e algumas aves, embora suas presas preferidas sejam os lemingues, pequenos roedores que também vivem nas regiões árticas.
3. Lobo-do-ártico
Além de ser outro animal que pode ser encontrado no Ártico é também um dos mais bonitos graças ao seu pelo branco. Alimenta-se de pequenos mamíferos, Lagópode-branco e focas. Sua distribuição é excepcionalmente escassa porque está em perigo de extinção. De fato, atualmente só pode ser visto em liberdade em algumas ilhas ao norte do Canadá e da ilha da Groenlândia.
4. Lebre-ártica
A lebre-ártica é um animal com cerca de 60 centímetros de comprimento e que vive na região ártica. Ela gera de 2 a 5 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias. Alimenta-se principalmente de brotos, algumas folhas e pequenas ervas que crescem sob a neve. Pode ser encontrada em algumas regiões da Groenlândia e do Canadá.
5. Coruja-das-neves
Este animal ártico é uma das poucas aves que podem ser adaptadas ao clima extremo desta região. É semelhante à coruja comum, mas com uma plumagem branca. Alimenta-se de pequenos roedores, assim como alguns descendentes de outros animais maiores. Pode ser encontrado no Canadá, na Groenlândia, na península escandinava, na Rússia, Alasca e nas regiões mais setentrionais dos Estados Unidos.
6. Rena
Além de ser um animal famoso por puxar o trenó do Papai Noel, esse mamífero é caracterizado por ser um dos maiores herbívoros que podem ser encontrados nas regiões árticas. As renas podem ser encontradas no Alasca e no Canadá, na estepe russa e em algumas regiões da Noruega.
7. Foca
As focas comuns são um dos animais mais importantes das regiões árticas, uma vez que estão espalhadas em grandes áreas e são o alimento de muitos outros animais com os quais compartilham o ecossistema. Esses mamíferos passam tanto tempo fora da água quanto no interior, onde se alimentam principalmente de peixes.
8. Tubarão-da-groenlândia
O Tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus) é conhecido pelo seu grande tamanho entre 6 e 7 metros e por sua longevidade, já que ele pode viver centenas de anos, já encontraram um tubarão-da-groenlândia que pode ter 512 anos, podendo ser encontrado nas águas do Canadá e da Groenlândia, no Oceano Atlântico Norte.
Eles não são grandes caçadores, já que sua velocidade deixa muito a desejar, então geralmente atacam suas presas quando estão procurando carniça para se alimentar.
9. Beluga
Além das baleias, outro dos cetáceos que se estende pelas regiões mais frias do Oceano Ártico é a beluga. Este cetáceo de aparência pálida se alimenta de diferentes peixes, como o salmão. Esse animal vive ameaçado de extinção devido à poluição dos mares e à atividade humana.
10. Narval
Finalmente, um dos animais mais marcantes que vemos nas regiões do Ártico é o narval, que algumas vezes descrito como um Beluga possui uma presa muito alongada que a diferencia de outras espécies de cetáceos, embora esta presa seja presente apenas nos machos da espécie.
Veja também: