Os dinossauros foram extintos do planeta Terra há 65 milhões de anos. Estes seres deixaram diversos fósseis que comprovaram sua existência e extermínio. Existem várias teorias para o desaparecimento dos dinossauros, mas a tese mais aceita pelos pesquisadores afirma que os animais foram extintos pela colisão de um asteroide com a Terra. Este asteroide teria provocado uma alteração na cadeia alimentar, prejudicando os dinossauros.
Também existem estudos que relatam que o impacto do corpo celeste com o planeta teria afetado o ambiente na Terra, ocasionando uma extinção em massa. Neste cenário, a causa da extinção poderia ter sido tanto um asteroide quanto uma chuva de meteoritos. O fenômeno teria causado uma grande nuvem de poeira na atmosfera por cerca de 12 anos, encobrindo a luz do sol.
Alguns cientistas acreditam que a extinção dos dinossauros foi repentina. Este acontecimento é considerado um dos fatos mais importantes da história da vida na Terra.
Existe uma segunda teoria que diz que os dinossauros foram extintos exclusivamente pela falta de alimentos, o que teria levado os animais a se alimentarem uns dos outros. Também há quem acredite em teorias extraterrestres para explicar o fim das espécies, como a existência de seres de outros planetas que teriam ocasionado a extinção dos dinossauros.