Muitas mulheres enfrentam um dilema durante a gravidez: encarar o parto normal ou optar pela cesariana? Existem diversos benefícios do parto normal que podem ser avaliados antes de fazer a escolha final pelo tipo de procedimento.
Em primeiro lugar, o parto normal é a forma mais saudável de dar à luz. As mulheres temem a dor do parto, mas hoje existem diversos meios de amenizar as contrações e tornar o parto natural menos sofrido para a mulher.
Algumas mamães já podem optar pelo parto normal sem dor graças à anestesia que está disponível na maioria dos hospitais brasileiros. Além disso, as mulheres podem escolher o parto humanizado, que é feito com banhos de imersão e massagens.
Os benefícios do parto normal para as mulheres incluem um risco inferior de infecções e uma recuperação mais rápida no pós-parto. As mamães que têm o parto normal também tem a vantagem de ficar menos tempo no hospital.
Uma curiosidade interessante é que o trabalho de parto normal fica cada vez menor com o tempo, ou seja, uma mulher que tem mais de um filho, terá um segundo parto normal mais rápido e fácil.
Além dos benefícios diretos para as mães, o parto normal também é mais econômico para a rede pública de saúde e apresenta uma série de vantagens para a saúde do bebê.
As crianças que nascem por parto normal têm menos chances de problemas respiratórios, são mais ativas e contam com mais anticorpos. O contato físico entre mãe e bebê na hora do nascimento também faz com que a criança não se assuste ao ser manipulada pelos médicos depois de deixar a barriga.
O bebê que nasce por parto normal e não apresenta nenhum problema de saúde, tem alta mais rapidamente e não precisa ficar em observação. As mamães precisam se conscientizar de que o parto natural é muito importante e, por mais que o nascimento aconteça sem hora marcada, os médicos podem sim determinar em que semana o bebê deve nascer.
Lembre-se que o parto normal dói sim, mas é uma dor totalmente suportável e natural. As mulheres têm um corpo favorável e preparado para o parto normal, e o procedimento pode contar com uma anestesia epidural.