O que são os supercondutores?
Supercondutores são os materiais que têm a propriedade de conduzir a corrente elétrica sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda de energia.
Os supercondutores têm comportamentos bastante estranhos para o senso comum. Por exemplo: com condutores comuns, quando se cria corrente num fio circular fechado e em seguida se retira a fonte de energia, a corrente desaparece em fração de segundo, devido à resistência do fio. No entanto, num supercondutor, a corrente nunca desaparece. Ela se mantém permanente, por inércia, da mesma forma que a Terra gira ao redor do Sol num movimento permanente
As pesquisas atuais mostram que poucos materiais apresentam a propriedade da supercondutividade. E quando ela pode ser obtida é a temperaturas muito baixas (-150ºC), o que torna sua utilização comercial praticamente inviável.
O grande desafio científico nessa área está sendo obter materiais que apresentem a supercondutividade em temperaturas próximas à temperatura ambiente, para torná-los acessíveis.
Os materiais supercondutores poderão desempenhar, no futuro, um papel importantíssimo. Vejamos algumas aplicações:
– A possibilidade de se construírrem linhas de transmissão de energia elétrica com material supercondutor evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios, como ocorre nas redes de transmissão atuais.
– A propriedade dos ímas permanenntes “flutuarem” sobre supercondutores, quando percorridos por corrente elétrica, possibilitaria a construção e operação de trens que desenvolverão velocidades superiores a 500 km/h, levitando sobre trilhos magnetizados.
Todos os aparelhos que funcionam à base de eletricidade sofrerão uma mudança radical.
Fonte:
Sala de Fisica